Televisão Independente ou Televisão Inconveniente?



Pelos vistos enganei-me e escrevo este texto sem que o Porto tenha, até ao momento, conquistado mais um título europeu mas não pude deixar de dar a minha opinião sobre a estação televisiva da imagem, a TVI.
Nem me vou alongar sobre a monotonia televisiva a que os telespectadores do referido canal têm que assistir, por exemplo, até há bem pouco tempo tínhamos as habituais novelas seguidas de Lie to Me (traduzido para O rosto da mentira) de segunda a quinta-feira e às sextas eram-nos apresentadas as mesmas novelas mas com Depois da vida a dar-lhes seguimento, portanto, programas diferentes com o mesmo tema…
Mas o que me leva a escrever hoje é algo mais irritante que a falta de imaginação. Diria mesmo que é imaginação a mais, porque a TVI parece ser de extremos. Não me recordo de outro canal com tanta diversidade de “espectáculos” da vida real (reality shows, como são conhecidos). Já tivemos casas, circos, quintas, tropas e até mesmo tribos. E é daqui que passamos dos oitenta para os oito, novamente porque, sempre que há envolvimento de famosos, vemos quase sempre a figura do “jet set” português, José Castelo Branco. Se não fosse os programas do quarto canal ninguém saberia quem é a pessoa que acabei de referir porque, diga-se, não é como cantor que se vai afirmar. Mas o caso mais evidente é o do Big Brother. Antes das duas edições com figuras públicas, tivemos quatro com ilustres desconhecidos.
Posto tudo isto, seria de esperar que o público se cansasse mas, visto que se continua a apostar neste tipo de programa, leva-me a crer que as audiências são elevadas, portanto, a culpa é vossa, que vêem os ditos cujos.
Desta vez o meu apelo é simples: não querendo prejudicar a estação televisiva sobre a qual escrevo, peço-vos que, se não querem ver José Castelo Branco no mundo da culinária – porque depois de tantos “espectáculos” da vida real não deve restar imaginação para mais –, deixem de ver o que a TVI insiste em despejar nas vossas televisões.

5 comentários:

  1. Fala masé do Ultimo a Sair foda-se.

    ResponderEliminar
  2. Coragem para dizer o que muitos têm entalado... :)

    ResponderEliminar
  3. LOL falaste do Lie to Me e comparaste com aquele programa dos espíritos? És um troll só pode.

    ResponderEliminar
  4. Correndo o risco de soar condescending, com o tempo habituar-te-ás a não subestimar a estupidez humana. Talvez não te recordes, mas quando deu o primeiro Big Brother a TVI dava no jornal da noite "notícias" sobre o que se passava dentro da casa. Talvez também não te recordes, mas foi com o BB e com todo o gigantesco processo de reestruturação que a tornou no canal populista de proporções quase caricaturescas de hoje em dia que a TVI passou quase overnight de canal mais obscuro que a RTP2 a gigante da comunicação social.

    Mas quem sou eu para falar no subestimar da estupidez humana? Estava à espera nestas eleições de uma baixa recorde de abstenção, de mínimos históricos para o PS e PSD, e olha o que aconteceu...

    Wow, sinto-me velha.

    ResponderEliminar
  5. Raul, talvez não tenha percebido que comparei-os porque ambos falam da mentira, mas pronto...

    Coisoetal, o Big Brother foi a grande aposta da TVI na escalada de audiências mas passar notícias - não me recordo de tal mas também, na altura não via muito TVI e nem ligava às notícias, para ser sincero - ultrapassa o ridículo. Mas não, não subestimo a "estupidez humana, como lhe chama, mas recuso-me a habituar-me a ela...

    ResponderEliminar